terça-feira, 28 de abril de 2009

FRAGMENTOS DO PENSAMENTO DE GHANDI


"CREIO em mim mesmo, nos que trabalham comigo, nos meus amigos e na minha família.
CREIO que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos.
CREIO que o triunfo é resultado de esforço inteligente, que não depende da sorte, da magia, de amigos, companheiros duvidosos ou de meu chefe.
CREIO que tirarei da vida exatamente o que nela colocar.
Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero que eles sejam comigo.
Não caluniarei aqueles que não gosto.
Não diminuirei meu trabalho por ver que os outros o fazem.
PRESTAREI O MELHOR SERVIÇO DE QUE SOU CAPAZ, PORQUE JUREI A MIM MESMO TRIUNFAR NA VIDA, E SEI QUE O TRIUNFO É SEMPRE RESULTADO DO ESFORÇO CONSCIENTE E EFICAZ.
Finalmente, perdoarei os que me ofendem, porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito de perdão".

"Eu erro, mas tenho consciência de que vim aqui para aprender.
Hoje sei responder melhor com o silêncio do que com um berro quando me magoam...
Trabalho por um objetivo maior do que só ganhar dinheiro.
Descobri que a felicidade, como tudo na vida, é uma conquista e não um lance de sorte.
Família, amigos, tudo é muito importante, mas para tê-los de verdade tenho que mostrar sempre quem realmente eu sou e nunca o que eles gostariam que eu fosse.
Minhas atitudes francas podem não agradar a muitos, porém, são essenciais para minha paz de espírito, e minha paz de espírito é fundamental para que eu respeite o meu próximo.
O silêncio é um grande auxílio para quem está em busca da verdade".

"Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria acesso o sentimento de amar a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho, além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."

"Feche os olhos e tente imaginar que no mundo não há maldades e que as pessoas são unidas e cheias de vontade de ajudar uns aos outros...
Quando abrir os olhos não fique triste com a realidade.
Pois você acabou de ser mais uma pessoa que imaginou um mundo melhor; e isso é o primeiro passo."

"Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve…
Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite…
Pegue uma lágrima e ponha no rosto de quem jamais chorou…
Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar…
Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entendê-la…
Pegue a esperança e viva na sua luz…
Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar…
Descubra o amor e faça-o conhecer o mundo…"

Nenhum comentário:

Postar um comentário