segunda-feira, 11 de maio de 2009

O PROBLEMA DA TECNOLOGIA

Desde Arquimedes ( com suas máquinas de guerra ), Da Vinci ( com seu helicóptero ), até os mais recentes visionários, tais como, Verne ( com seu submarino ) e Wells ( mencionando a energia atômica ), só para citar alguns exemplos, previsões foram feitas em relação à tecnologia e seu mau uso, quero dizer, para fins não-pacíficos.
Hoje nos deparamos com a manipulação genética. Cientistas do mundo todo nessa área, tem propagado que, com tais experiências, em breve teremos cura para doenças que sempre afligiram a humanidade. Ou quem sabe, através desse meio, o homem, com sua busca por um padrão de beleza, criará a famosa raça Ariana ou coisa que o valha?
Entretanto, o que vemos, é que a mesma cena sempre se repete, ou seja, o ser humano utiliza a ciência com intenções malévolas. Não foi à toa que Einstein teria morrido frustrado ao ver o estrago causado pela bomba atômica que ele, indiretamente, criara.
Quem pode nos garantir que essas epidemias ( ou pandemias ) não seriam experiências de laboratório que teria fugido ao controle de cientistas? Ou mini-bombas bacteriológicas criadas por terroristas? Ou a indústria do turismo querendo levar os navegantes para outras paragens? Ou a indústria farmacéutica ( ou de máscaras ) com seus interesses financeiros em detrimento aos interesses dos seres humanos, para os quais, em tese, as prioridades deveriam ficar sempre em primeiro plano? Ou, ironizando, seria uma vingança dos animais pela sua matança indiscrinada para alimentar os humanos( mal da vaca-louca, gripe do frango, gripe suína, vírus ebola, etc )?
A verdade, por trás de tudo isso, nunca saberemos ao certo.
Se, por um lado, temos um aumento na expectativa de vida do homem, também não se pode negar que o mesmo, em sua maioria, não tem a qualidade de vida que deveria ter com tal avanço tecnológico.
Somos bombardeados todos os dias por radiações que vem do Sol e encontra nossa atmosfera desprotegida, e principalmente por aquelas provenientes dos eletro-eletrônicos, máquinas e outros aparelhos que o homem cria a todo momento, que gera além disso, poluição do ar que respiramos e o barulho a que ficamos expostos constantemente. Nossa geração é a geração do barulho, gerando seres irrequietos e às vezes revoltados com tudo e com todos, sem siquer saber o motivo.
Nunca se viu falar tanto em pessoas com câncer como se vê hoje em dia. Ninguém ao certo sabe o que está comendo, porque, em função da quantidade de alimentos modificados genéticamente e da maximização dos lucros dos seus produtores e fornecedores, desconhecemos como é na verdade, essa cadeia produtiva.
Já que a evolução do homem e da tecnologia é irreversível, então, porque os grandes pensadores, políticos, artistas, etc, da atualidade, não fazem uso de suas prerrogativas como cidadãos detentores do poder, e utilizam a mídia para discutirem e divulgarem a outra face da moeda em tais questões?
Como tudo passa rapidamente, as pessoas não tem mais tempo, em rodinhas de bate-papo, para levantar debates e formular idéias para minimizar o impacto dessa evolução científica, ao mesmo tempo em que ficam fascinados com os novos "brinquedinhos" que vão surgindo a cada dia.
Como hoje tais bate-papos são feitos pela internet, que a utilizemos não só como lazer, mas acima de tudo em discussões de temas como esses.

DORO ( 11/05/2009 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário